O Brasil, maior país da América do Sul, fronteiriço com a quase totalidade dos países sul-americanos, abrange 26 estados e um distrito federal, a sua capital Brasília. A população brasileira ascende a 204 milhões, num país que é considerado a 5.ª maior nação do mundo, com uma imensidão geográfica composta por uma grande diversidade de paisagens e culturas.
No sudeste brasileiro encontram-se localizadas duas das maiores cidades do país: o Rio de Janeiro, conhecida pelas suas praias lendárias, com mais de 6 milhões de habitantes; e São Paulo, dinâmica metrópole e centro de negócios, com cerca de 11 milhões de habitantes. O sul do Brasil caracteriza-se por um cunho mais europeu e o nordeste exibe uma fascinante linha costeira, preservando cidades históricas e uma vibrante cultura afro-brasileira. No norte do Brasil, é possível presenciar a densidade da floresta amazónica, onde sobrevivem povos indígenas com as suas tradições ancestrais, e as paisagens tropicais. No centro-oeste, outrora negligenciado, situa-se a modernista Brasília, nas proximidades da qual surge a rica vida selvagem do Pantanal.
Rio de Janeiro
Com uma inconfundível silhueta e uma rara beleza natural, o Rio de Janeiro, palco do Carnaval por excelência, aloja os famosos cariocas (designação atribuída pelos índios: cari, homem branco / oca, casa dos índios), donos de uma contagiante energia.
Fundada a 1 de março de 1565 (em Botafogo), o Rio de Janeiro tem mais de 6 milhões de habitantes, sendo a segunda maior e mais populosa cidade do Brasil. Divide-se em duas zonas principais: a Zona Norte, apinhada de bairros pobres, vulgarmente conhecidos por favelas, e a Zona Sul, com bairros requintados e praias famosas. No centro da cidade situa-se a zona financeira, preenchida por um número significativo de edifícios históricos, museus e igrejas. O Estado do Rio de Janeiro, por sua vez, aloja cerca de 16 milhões de habitantes.
.