O nosso Entre | Vistas celebra hoje 7 anos. Em sete anos, e em sete categorias, foram publicadas centenas de conteúdos para a divulgação de livros, destinos de dentro e de fora, eventos e em parceria projetos culturais icónicos, como o Bode Inspiratório que este ano me desafiou a marcar presença num dos mais conceituados encontros culturais, o FOLIO. Mais de 60 entrevistas para a partilha, numa iniciativa de role model, de modos de ver de pessoas com histórias de vida, trajetos profissionais e domínio de disciplinas para a consolidação de valores, o debate de ideias e a hierarquia de conhecimentos.

Esta plataforma digital de comunicação e divulgação cultural foi desenhada de raiz em 2014 e lançada em novembro desse ano com o propósito de criar uma comunidade em torno da comunicação e da cultura e assente em três ideias fundadoras: 1) um compromisso maior, fora do âmbito profissional e num exercício de cidadania cultural, com uma escrita mais livre, criativa, desempoeirada; 2) uma vontade de escutar e dar voz, pela pergunta, a personalidades líderes, desassossegadas, inquietantes, inquietadas, com valor e valores, para a construção de um mosaico de saberes humanistas; 3) e uma resposta ativa e consciente a um líder inquestionável, o Papa Francisco, que incita desde a primeira hora do seu pontificado à promoção de uma presença obrigatória e responsável na Internet, veículo que considera ser – sim, é isso mesmo – um «dom de Deus».

São pessoas e ideias em que os olhos podem demorar-se e ficar, com assombro e espanto, se for esse o caso, contrariando o tempo que nos calhou em vida, de olhares breves e de atos de uma comunicação que nem sempre escuta. O Entre | Vistas consiste nas perguntas que somos e parte do entendimento, na linha de José Tolentino Mendonça, de que é na pergunta, mais do que na resposta, que estamos mais perto do sentido das coisas. E das coisas com sentido.

Outros projetos virão com o Entre | Vistas. OBRIGADA a todos os que fazem parte deste caminho e que tantas vezes são os primeiros a melhor dizer por onde ir.

Entre | Vistas – há 7 anos a fazer perguntas 73

.

error: Content is protected !!