Há 6 anos, neste dia 22 de novembro, nascia o Entre | Vistas. Começávamos na altura a ver vários projetos a nascer no digital e por isso a responsabilidade de estar presente com qualidade teria de ser inegociável. Para mim, indiscutível. Fazer da escrita uma prática regular e da pergunta uma atitude foram imperativos. O compromisso assumido foi o de um humilde exercício de cidadania cultural. Já lá vão 6 anos. 2 eixos: a comunicação e a cultura (dois dos desígnios fundamentais deste nosso século XXI). E para materializar esses pilares fundadores do Entre | Vistas, 7 categorias se fizeram claras na minha cabeça. Entre Vistas, A Meu Ver, Livros em Revista, Vi Lá Fora, Vi Cá Dentro, Visão de Consumo e Tom de Voz.  

Personalidades várias, inquietadas, inquietantes, desconcertantes, já deram aqui o seu testemunho, numa importante partilha de role model. É um património de conhecimentos que vai crescendo e que vai podendo contribuir para uma validação de valores – também eles inegociáveis – que devem mais do que nunca continuar a pronunciar o que somos, como pensamos, como comunicamos e nos relacionamos. Muitos livros retratados, projetos divulgados, viagens, percursos dentro e fora de portas.

Neste 2020 inimaginavelmente diferente – nem a ficção o imaginaria tão atroz, mas tão sábio, contundente, mas pedagógico, cruel, mas carregado de oportunidades –, o Entre | Vistas deu um salto qualitativo e foi desafiado a ser parceiro de um dos projetos mais marcantes na área da cultura, o Bode Inspiratório, uma ideia da escritora Ana Margarida de Carvalho, também aqui já entrevistada. 46 escritores e 46 artistas plásticos deram corpo ao Bode Inspiratório… a cada dia era divulgada uma obra de um artista e um novo capítulo de um escritor dando seguimento ao capítulo do dia anterior, como se de um folhetim à moda antiga se tratasse. Já dizia a cientista política alemã Hannah Arendt que «toda a dor pode ser suportada se sobre ela puder ser contada uma história». As primeiras notícias, locuções, vídeos teaser e entrevistas a escritores ficaram a cargo do Entre | Vistas, num modesto contributo para um projeto que se tornou grande e sobre o qual se falou no país e no mundo.

Por todas as razões, este foi um ano de consolidação e de viragem. Este exigentíssimo tempo de pandemia a todos nos veio propor uma súbita pausa, uma rotina de paragem, um voltar ao lugar original, o essencial. E talvez por isso, neste tempo novo, possa ser recriada a própria disponibilidade para ler, para ler mais, ler melhor, e para o tempo demorado que a leitura implica. Talvez possamos falar, sobretudo, de um reencontro com a palavra. É nesse investimento que continuará a centrar-se o propósito do Entre | Vistas. Agradecer a todos os que seguem, leem, reagem e encorajam. O Entre | Vistas não é meu. É vosso. OBRIGADA.      

Entre | Vistas faz 6 anos 70

.

error: Content is protected !!