No Dia Internacional dos Museus: uma reflexão. Os museus, na qualidade de instituições culturais, podem contribuir para um desígnio fundamental das sociedades: integrar e fazer com que as pessoas se realizem no seu desejo natural de se sentirem parte de uma comunidade. De uma identidade cultural. De um padrão identitário. De uma história comum.
Talvez numa hierarquia de funções, logo abaixo deste desígnio, vem o contributo assumido inequivocamente pelos museus para uma ativa aquisição e um desenvolvimento premente de conhecimentos. O que impacta diretamente a forma como abordamos, interpretamos, entendemos e repercutimos o mundo no nosso mundo. O mundo à nossa volta. Que é também o mundo de todos.
Importantes precursores da cultura, os museus têm um papel crucial na transformação da nossa visão do mundo e funcionam como agentes agregadores dos nossos destinos comuns, numa apologia de que os desafios de uns cabem num chapéu maior que integra os desafios da própria humanidade. Porque a casa em que vivemos, afinal, é comum.
Visitemos, logo que possível, os nossos museus. E os do mundo.
.