Quando um dia fiz uma visita à Livraria Arquivo, encontrei à venda, entre os livros, vários bonecos de autor que logo me chamaram a atenção. Fernando Pessoa e Amália Rodrigues destacaram-se aos meus olhos e imediatamente quis conhecer e saber que mãos seriam as que compunham aqueles seres pequeninos mas tão expressivos de tecido. Verdadeiras esculturas.
Fulana Beltrana Sicrana consiste numa marca de bonecos e acessórios de autor, precisamente, desenhados e concebidos à mão pela artista italiana Benedetta Maxia, a partir de Lisboa, numa combinação de panos e tecidos antigos, reciclados, dando origem a peças de edição limitada. O nome dado à marca parte das três bonecas que originalmente a artista começou por criar e que, à falta de uma identidade específica para cada uma, lhes injetou o nome Fulana Beltrana Sicrana. Mas não faltaria muito para que fossem criados bonecos que todos conhecemos.
Nos primeiros bonecos, Benedetta Maxia começou por aplicar tecidos da avó. Recorreu também a chapéus de chuva estragados e, o que tanto gozo lhe dá, é ir à procura de pedaços de pano sem utilidade. Hoje, o catálogo que nos mostra é já diverso.
Nenhum boneco é igual ao outro. E, caso nos apeteça fazer o nosso próprio boneco, eis que é possível. São mantidas colaborações entre a marca e a designer de moda Alexandra Moura e a Burel Mountain Originals.
.