Conheci Vasco Braga da Costa num contexto relacionado com o Entre | Vistas, mas desconhecendo a sua veia empreendedora e a predisposição para uma boa conversa, com o sentido crítico de quem observa atentamente como vão as coisas neste país à beira mar plantado e, afinal, nesta Europa tão periclitante. Dizia-me o Vasco, num testemunho de jovem equilibrado e assertivo, que o futuro do mundo do trabalho, pelo menos o dele, está na capacidade de empreendedorismo, na aptidão para levar uma boa ideia por diante.

Foi o que decidiu fazer quando, juntamente com a mulher, Ana Bruto da Costa, planeou a Portuguese Makers Craft Week, que arranca amanhã e, até 9 de setembro, reunirá artesãos, arquitetos e designers em torno do saber fazer português com o intuito de lançar a marca portuguesa Portuguese Makers. Baseada numa visão nacionalista e com a ambição de entrecruzar diferentes ramos do saber, a Portuguese Makers Craft Week incluirá palestras e oficinas que darão a conhecer e a explorar o que de melhor se leva, na área, do país ao mundo.

Encontrava-se o casal há sensivelmente dois anos a viver em Basileia, na Suíça, quando se deu conta de que o centro da Europa absorve em quantidades semi-industriais peças portuguesas assinadas por designers internacionais. Foi então encontrada nesta tendência uma oportunidade de negócio, para a qual Ana Bruto da Costa e Vasco Braga da Costa dão pontapé de saída na Portuguese Makers Craft Week.

Designers de prestígio internacional são desafiados pela Portuguese Makers a desenhar objetos utilitários, produzidos em seguida em Portugal e vendidos depois fora de portas, em coleções limitadas destinadas a nichos de mercado. Esta visão de negócio é, assim, ancorada na valorização do domínio de técnicas portuguesas ancestrais, mantidas de geração em geração e cuja importância patrimonial constitui um legado único na cultura do país. É esse legado que a Portuguese Makers pretende colocar ao serviço de segmentos de luxo que, pelos vistos, apreciam o que ainda hoje se faz por cá, embora muitas vezes ainda com desconhecimento da origem. É por isso aqui identificada uma ocasião para promover o que é nosso. E o que é nosso irá nesta primeira fase da Portuguese Makers para o centro e norte da Europa, mercados prioritários onde estão reunidas as condições setoriais para a exportação para outros países europeus e, até, para o oriente.

A primeira coleção está prometida para 2018. Para já, é montra de estreia da nova marca portuguesa a Portuguese Makers Craft Week, por onde passarão entre 4 e 9 de setembro, na Casa de Santa Maria, em Cascais, nomes de referência do design internacional e nacional, como Cecilie Manz, Jens Fager, Clara von Zweigbergk, Marc Morro, Hugo Passos e Miguel Vieira Baptista. Porque o que é português é bom.


+ Informação Portuguese Makers Craft Week

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